"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

segunda-feira, 14 de março de 2011 0 comentários

Pesquisadores da Universidade de Washington estudam vulnerabilidades em sistemas instalados em automóveis.
Todo cuidado é necessário
Quanto mais a tecnologia evolui, mais ela se espalha para todos os segmentos do mercado. Os carros, por exemplo, estão cada dia com mais elementos da computação em sua estrutura. Apesar de isso ser excelente em vários aspectos, há problemas de segurança que precisam ser previstos. É o que fazem alguns pesquisadores da Universidade de Washington que estudam sistemas de carros e suas vulnerabilidades.
A mais nova descoberta deles envolve a utilização de músicas para invadir o firmware dos veículos. Para isso, são alteradas algumas linhas de código das músicas, criando maneiras de modificar o sistema de controle do carro e, assim, acessar todas as informações do computador de bordo por meio de um dispositivo Bluetooth, por exemplo.
Os pesquisadores afirmam que, apesar de cada modelo possuir um sistema diferente, é necessário manter os olhos abertos para ameaças, pois com acesso irrestrito ao sistema dos carros, bandidos poderiam destravar as portas e até mesmo controlar a injeção de combustível aplicada ao motor.

0 comentários

Organização pesquisa formas de melhorar o desempenho das redes de dados norte-americanas. Segundo a empresa, seria possível alcançar taxas elevadíssimas de transferência.

A Internet2, grupo de pesquisa e educação, está desenvolvendo mecanismos para aprimorar os backbones (sistemas de comunicação de dados com elevado desempenho) dos EUA, os quais resultariam em estruturas que suportam taxas de transferência de até 8,8 terabits por segundo!
O projeto pretende ligar o US Unified Community Anchor Network (central de estudos relacionados à internet) a mais de 200 mil instituições, incluindo escolas, bibliotecas, clínicas e hospitais espalhados pelo país. Em 2010, a pesquisa recebeu US$ 62 milhões do governo para que saia do papel.
O plano dos pesquisadores é criar uma série de ferramentas de comunicação avançada que auxiliem a prática da telemedicina e dos cursos de ensino à distância. De acordo com a Internet2, as bandas comerciais estão cada vez mais congestionadas e não são aperfeiçoadas para atingir o patamar desejado pelas atividades acima citadas. Fica a pergunta: se uma rede para uso do governo alcança taxas tão elevadas, as redes privadas poderiam atingir os mesmos valores?