"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 4 comentários

Nesta altura dos acontecimentos já sabemos onde ligar nosso monitor adicional, quais os tipos de conectores e temos os dois cabos necessários. Resta, então, interligar o computador e o novo monitor com seu cabo. E nos deparamos com um problema: os conectores do cabo e da controladora não “combinam”, como mencionado na coluna anterior, “Escolhendo o cabo certo”. Que pode ser resolvido adquirindo um adaptador.
Um adaptador é uma pequena peça dotada de dois conectores diferentes, um em cada extremidade, com os pinos correspondentes ligados internamente, “convertendo” o conector de um tipo para outro.
Adaptadores DVI/VGA e DVI/HDMI
Figura 1: Adaptadores DVI/VGA e DVI/HDMI

0 comentários


Neste ponto já sabemos se o computador tem ou não uma controladora de vídeo independente ou é do tipo “tudo na placa” e aprendemos a identificar os diferentes padrões de conectores de vídeo. Examinemos, então, a parte traseira do gabinete e vejamos como é o “espelho” (ou seja, a face metálica externa, como a mostrada na Figura 1) da controladora de vídeo à qual está ligado o cabo do monitor.
Placa VGA simples
Figura 1: Placa VGA simples

0 comentários

Semana passada, na coluna “Usando dois monitores” falamos nas vantagens de conectar um segundo monitor ao seu computador e prometemos explicar o que é necessário para fazê-lo. Evidentemente a primeira providência é conseguir o segundo monitor (e, muitas vezes, a única, como já veremos). De preferência igual ao primeiro, mas não obrigatoriamente. Por exemplo: se você substituiu recentemente seu velho monitor de tubo de imagem por um moderno LCD ou LED e não se desfez do antigo, já tem dois monitores e pode usá-los para trabalhar com ambos, nem que seja apenas para experimentar e ver se vale a pena investir na compra de outro monitor moderno. É claro que não vai ficar uma maravilha, mas pelo menos dará para sentir o gostinho de como é trabalhar com a Área de Trabalho estendida e decidir se vale ou não a pena investir sua grana suada neste tópico.
O ideal é que ajustar a resolução do segundo monitor igual à do primeiro, mas isto não é obrigatório. Embora não seja muito confortável, dá para usar resoluções diferentes. E os conectores onde se ligam os cabos na traseira dos monitores também não precisam ser iguais, como logo veremos. Portanto, se você já tem os dois monitores, tem meio caminho andado. Pode usá-los, mesmo que sejam diferentes. Mas a situação ideal é usar dois monitores de mesmo tamanho, mesma resolução e, se possível, mesmo modelo.
Resolvida a questão do monitor, resta ver como e onde conectá-lo.

0 comentários

Comecei a usar dois monitores ainda nos tempos de Windows 95. Na época, publiquei algumas colunas sobre o assunto. Hoje, relendo-as, vejo como a coisa era complicada. Eram necessárias duas controladoras (“placas”) de vídeo, uma para cada monitor. Uma delas tinha que ser ajustada como “primária” e a outra como “secundária” e eram poucas as controladoras que suportavam a função. Depois, todo o sistema tinha que ser configurado, o que também não era tarefa isenta de atribulações. Enfim: dava um trabalho medonho. Sem mencionar o fato de que, naqueles dias, usava-se os velhos monitores de tubo de imagem que, apesar de serem um trambolho e produzirem uma imagem de qualidade pífia, eram, proporcionalmente, muito mais caros que os novos monitores de LEDs ou LCD.  Mas valia a pena.
Hoje, tudo é muito mais fácil. A maioria das boas controladoras de vídeo já dispõe de mais de uma saída e sequer precisam ser configuradas para suportar mais de um monitor. Até os micros portáteis (“notebooks” e “netbooks”) vêm com uma saída de vídeo onde pode ser conectado um monitor adicional. As versões mais novas de Windows “percebem” quando há mais de um monitor conectado e permitem facilmente configurar o sistema para estender a Área de Trabalho para todos eles. E hoje, nas boas casas do ramo, compra-se um monitor LCD de 19” por menos de trezentos reais. Resultado: conectar um segundo monitor ao computador ficou tão fácil que o que me surpreende é que tão poucos usuários o façam.
Como? Você não entende por que cargas d’água haveria de precisar de dois monitores se usa apenas um e acha que é suficiente?

0 comentários

Se você já precisou editar algum arquivo do Windows, certamente se deparou com uma mensagem de acesso negado. Trata-se de um recurso de segurança do sistema que bloqueia a alteração de arquivos importantes por usuários descuidados ou algum software mal intensionado (malware) para o correto funcionamento do Windows.
Talvez você já tenha seguindo uma dica ou tutorial, aqui mesmo no InfoTec, que requer que o usuário obtenha todas as permissões sobre um determinado arquivo. Você também deve ter reparado que fazer isso não é uma tarefa muito simples. Mas com esta dica, vamos adicionar a opção ao menu de contexto dos arquivos no Windows 7.
Permissão no Windows 7 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Permissão no Windows 7 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)