"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

quinta-feira, 10 de março de 2011 0 comentários



Interface do Windows Live Messenger (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Interface do Windows Live Messenger (Foto:
Reprodução/Teresa Furtado)
Aplicativos de mensagens instantâneas foram uma das primeiras coisas a fazer sucesso na internet. E mesmo assim, depois de anos, eles continuam a ser usados amplamente pelos usuários, facilitando a interação, aproximando as pessoas e diminuindo as distâncias.
O comunicador instantâneo Windows Live Messenger pode ser muito útil, seja para conversar com amigos, interagir com colegas de trabalho ou fazer web conferências, porém, com as configurações pré programadas que a instalação faz no computador, ele acaba prejudicando o desempenho da sua máquina (e da própria usabilidade do software). Nos passos a seguir, veremos como melhorar a interface e os recursos para otimizar a experiência.







Configurações pessoais no Windows Live Messenger (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurações pessoais no Windows Live
Messenger (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 1: Após entrar no seu Windows Live Messenger, vá no menu "Opções". Na janela que abrirá, configure seu status para não ficar se preocupando em colocar ausente quando tiver que sair de perto do computador, e também para que atualize automaticamente como “ocupado”, quando estiver executando um programa em tela cheia. Aqui também é possível optar por mostrar ou não sua webcam.





Configuração de layout do Windows Live Messenger (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configuração de layout do Windows Live Messenger
(Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

0 comentários


Windows Live Messenger possui a opção de gravar automaticamente as conversas, uma ótima forma de não perdermos informações importantes. Se por um lado esse recurso é útil, salvando todas as mensagens que trocamos com nossos contatos, por outro é uma grande invasão de privacidade.

O histórico de conversas já foi motivo de termino de vários relacionamentos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)O histórico de conversas já foi motivo de término de vários relacionamentos (Foto: Reprodução)
 recebidos” poderá ler todas as suas conversas, o que não é nenhum pouco interessante.
Siga os passos abaixo para desabilitar completamente o recurso no Windows Live Messenger.
Passo 1. Abra o programa e faça login na sua conta do Messenger;

0 comentários


Apesar de serem plataformas distintas, é possível rodar jogos ou programas da Microsoft em seu Linux, mesmo sem ter o Windows instalado em sua máquina. Para isso, basta instalar o Wine, um aplicativo que fará todo o trabalho necessário para executar seus softwares prediletos em outros sistemas operacionais.

Wine permite que você instale programas do Windows no Linux (Foto: Reprodução)Wine permite que você instale programas do
Windows no Linux (Foto: Reprodução)
Antes de tudo, é necessário entender que o Wine não é um emulador de Windows. O próprio programa se propagandeia que “Wine is not an emulator” (Wine não é um emulador, em tradução livre). Na verdade, ele atua como uma camada de compatibilidade, executando os softwares de maneira muito similar à plataforma da Microsoft. E por não ser um emulador, inclusive, não é necessário abrir o Wine antes de executar qualquer aplicativo.
Por estar em outra plataforma, é importante entender que o Wine não é perfeito e não possui 100% de compatibilidade com os softwares da Microsoft. Além disso, podem haver algumas ligeiras quedas de rendimento com alguns arquivos mais pesados, como jogos, por exemplo. Entretanto, este é um dos mais eficientes aplicativos para se executar programas de outra plataforma no Linux, sendo o mais indicado por usuários mais experientes. Confira o tutorial que o TechTudo preparou para você e saiba como usá-lo:

0 comentários


São várias as opções de poderosos softwares para edição de áudio disponíveis na internet (como o Sound Forge, por exemplo) Porém, muitas vezes esses programas, além de pagos, oferecem muito mais recursos do que precisamos naquele momento, e exigem um certo grau de conhecimento para sua utilização.

Como resultado, algumas tarefas simples podem ficar tão complexas para um usuário padrão quanto uma edição profissional. Por isso, nós do TechTudo resolvemos apresentar um site para pessoas que desejam apensas cortar um trecho de seus arquivos de áudio, seja para remover "silêncios" e vinhetas ou para criar um toque MP3 para o seu celular. Conheça oCutMP3.net:
Passo 1. Acesse o site CutMP3.net.
CutMP3.net (Foto: Reprodução/TechTudo)CutMP3.net (Foto: Reprodução)
Passo 2. Clique no botão "Open MP3", no canto superior esquerdo.

0 comentários


O Windows Media Player 12 é o reprodutor de áudio e vídeo padrão do Windows 7. Mas, ao contrário do sistema operacional, ele é dotado de poucos recursos de personalização. Para amenizar essa situação você pode utilizar o aplicativo gratuito WMP12 Library Background Changer, que permite alterar a imagem de fundo do programa. Aprenda como personalizá-lo nesta dica:

Passo 1. Baixe o WMP12 Library Background Changer. O arquivo provavelmente estará compactado, e será necessário utilizar um programa como o WinRAR pra extraí-lo;
Passe 2. A ferramenta não exige instalação. Basta executá-la para fazê-la funcionar. Note, no entanto, que você somente deverá fazê-lo com o Windows Media Player 12 fechado. Se o reprodutor estiver aberto, a alteração poderá não ser realizada;
Passo 3. A interface do WMP12 Library Background Changer é de fácil utilização: em "Choose new background", basta escolher uma entre as cinco imagens disponíveis e clicar em "Apply". Se preferir não utilizar nenhum plano de fundo, basta selecionar a opção "No Image". Agora, abra o Windows Media Player 12 para conferir o novo visual.
WMP12 Library Background Changer (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)WMP12 Library Background Changer (Foto: Reprodução)

0 comentários


Você sempre achou que criar skins para o MSN seria uma tarefa difícil? Pois saiba que o aplicativo Messenger Skin Builder pode deixar o seu MSN com a sua cara, e sem precisar fazer praticamente nenhum esforço. Esta ferramenta disponibiliza várias funções simples para mudar as configurações do seu mensageiro instantâneo. Dentre elas, você pode colocar suas fotos de plano de fundo, mudar a fonte e criar um skin bem mais interessante do que os disponíveis pelo serviço. Veja como fazer:

Passo 2. Abra o arquivo e espere carregar;
Passo 3. Você vai encontrar diversas abas com opções para mudar a skin do seu MSN. Para modificar a tela de logon, clique em “Select” e escolha uma imagem do seu computador;
Passo 4. Você pode mudar a cor da fonte também, clicando em “Text Color”;
Passo 5. Na próxima aba, escolha um fundo de tela para sua lista de contatos. Se necessário, clique em “Hide Contacts List’s Blur” para tornar a leitura mais fácil;
Messenger Skin Builder (Foto: Divulgação)Messenger Skin Builder (Foto: Divulgação)

0 comentários


Você deve possuir PDFs com aulas da faculdade, arquivos de trabalho, ou mesmo apresentações das quais você participou que gostaria de ter em texto. Para isso, antes você tinha que utilizar softwares de OCR que muitas vezes vem junto com scanners ou multifuncionais. Mas nem sempre podemos ter uma aplicação como esta por perto, até agora.

O Google implementou esta funcionalidade para vários idiomas, inclusive português, na última atualização do Google Docs. Isso permite que de qualquer lugar com acesso a internet, você possa converter suas imagens ou PDFs, com texto, em arquivos de documento.
Siga os passos e saiba como:
Passo 1. Entre em docs.google.com com sua conta do Google e clique em "upload";
Passo 2. Selecione um arquivo para fazer o upload ou arraste o arquivo até a área em que diz
“Arraste e solte arquivos aqui”;
Google Docs transforma PDF em texto (Foto: Rudolfh Bantim)Google Docs transforma PDF em texto 

0 comentários


Você é uma daquelas pessoas que não consegue passar o dia sem acompanhar o Twitter? Se você não o acessa pelo celular, certamente já deve ter encontrado algum computador com o endereço da rede social bloqueado; situação esta muito comum em faculdades ou no trabalho. Como você contornaria esta situação?

Existe uma solução rápida e bastante simples de se 'burlar' este bloqueio - e este consiste em associar a sua conta do Twitter ao seu Gmail.
Aproveitando a possibilidade que o Google dá ao permitir a integração de aplicações de terceiros ao Gmail, vamos ensiná-lo a usar o Twitgether, que joga o Twitter dentro da tela do seu e-mail, de forma discreta e que pouca gente vai desconfiar que você está tuitando e acompanhando sua timeline.
Vamos ao que interessa.
Acessando o Google Labs (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Acessando o Google Labs (Foto: Reprodução/
Gustavo Ribeiro)
Passo 1. Acesse sua conta no Gmail e clique no ícone do Google Labs (aquele copinho verde), no canto superior direito na tela.
Passo 2. Procure a função “Adicionar qualquer gadget pelo URL” e selecione “Ativar”. O Gmail vai reiniciar nesse momento.
Adicionando gadget (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Adicionando gadget (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)
Passo 3. Clique em “Configurações” no canto superior direito, depois em “Gadgets”, e acrescente a URL https://twittergadget.appspot.com/gadget-gmail.xml no campo em branco.
Acrescentando a URL (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Acrescentando a URL (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)
Campo do Twitter (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)Campo do Twitter (Foto:
Reprodução/Gustavo Ribeiro)
Passo 4. Feito isso, vai parecer na barra esquerda um bloco chamado “Twitter”. Clique em “here” e você será redirecionado para o Twitter. Será pedido seu nome de usuário e senha, e depois a sua permissão para integrar o Twitgether à sua conta (Allow).
Passo 5. Quando retornar, o mesmo campo já estará com o seu nome e foto. Agora é só mudar o status diretamente naquele campo ("input status here").
Passo 6. Para visualizar sua timeline, clique sobre o seu nome e a aplicação vai abrir uma opção mais completa à direita. Lá você pode mudar seu status, responder, retuitar, ver menções, buscar e assim por diante.
Timeline completa (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

0 comentários


Se o seu computador tem mais de uma conta de usuário, você já deve ter notado que o Windows exibe a tela de login ao iniciar o sistema. A área de trabalho só é carregada quando um usuário é selecionado e, caso necessário, a senha seja digitada.

Portanto, se você é o único a usar o computador e não deseja remover as outras contas, a tela de login não é muito útil e só deixa a inicialização do sistema ainda mais demorada. Caso esta seja a sua situação, nesta dica simples mostraremos como ativar o login automático nos Windows XP, Vista e 7.
Passo 1. Pressione as teclas “WinKey + R” para abrir o “Executar”;
Passo 2. Digite “control userpasswords2” (sem aspas) e clique na tecla "Enter";
Passo 3. Desmarque a opção “Os usuário devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”;
Configurando o login automático no Windows (Foto: Helito Bijora)Configurando o login automático no Windows