"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

quinta-feira, 30 de junho de 2011 0 comentários

Modelo matemático proposto por pesquisadores é capaz de encontrar a melhor rota em redes de maneira muito mais rápida.
Diferentes camadas de um cabo de fibra ótica (Fonte da imagem: Wikipedia)
Ao criar uma rede com fibras óticas, é necessário encontrar a maneira mais eficiente de conectar telefones e computadores que estão localizados em lugares diferentes. No geral, esse tipo de planejamento costuma ser caro e consumir muito tempo. Porém, com o modelo matemático apresentado pelo Dr. George Rouska, professor de Ciências da Computação na Universidade do Estado da Carolina do Norte, essa tarefa ficará muito mais ágil.
Ao usar uma rede dessas, o usuário envia e recebe sinais em forma de ondas de luz pelos cabos de fibra ótica. Esses dados trafegam por estruturas em forma de anéis que cobrem a região onde a rede está sendo instalada e, dessa forma, chegam ao destino. Assim, para atender com eficiência aos usuários da rede, engenheiros precisam determinar qual é a melhor rota entre dois pontos, assim como o comprimento de onda ideal para transmitir as informações.
Porém, encontrar essa rota ideal não é fácil. Muitas vezes esse trabalho pode levar dias, mesmo em redes consideradas pequenas. E, como se não bastasse, as conexões entre esses anéis são reorganizadas constantemente, para atender melhor às necessidades dos clientes.

Como funciona o novo modelo

Reorganizar a estrutura de redes pode ser um processo caro
O novo modelo proposto pelo Dr. Rouska acelera o tempo de conclusão dessa tarefa de maneira drástica. Ao traçar um grafo de todos os caminhos de um anel, são identificados os pontos em que essas rotas se sobrepõem de alguma forma. Depois, esse grafo é dividido em pedaços menores, com rotas que não se sobrepõem sobre outras.
Assim, os dados que trafegam por elas podem usar o mesmo comprimento de onda, ao contrário das rotas sobrepostas. Ao fazer essa divisão, o algoritmo pode encontrar qual é o melhor caminho e o comprimento de onda mais otimizado para a transmissão dos dados.
Isso diminuirá significantemente a reestruturação de redes em anel, além de possibilitar que a estrutura seja construída com menos equipamentos e, consequentemente, de maneira mais barata. Quem estiver interessado pode ler o artigo completo, em inglês, na internet.

0 comentários

O passo a passo para você personalizar o nome da sua rede Wi-Fi.


Com a popularização dos dispositivos portáteis, a utilização de redes sem fio aumentou significativamente nos últimos meses. A presença de roteadores wireless nas casas tornou-se algo bem comum. Em meio a tantos usuários de Wi-Fi, como fazer para que sua rede tenha um nome diferente e possa ser facilmente identificada perante às dezenas de sinais captados pelos aparelhos?
Boa parte dos roteadores permite que o usuário modifique suas configurações e dê o nome que desejar para uma rede. Além de ficar mais fácil encontrar um ponto de acesso em meio aos vários listados, um título personalizado pode servir também para deixar os vizinhos longe da sua conexão.
Nomes suspeitos, como trojan horse, spyware e vírus, podem ajudar a manter os ladrões de conexão afastados da sua rede. Se você nunca mexeu nas configurações do roteador, não precisa se preocupar. Mais abaixo você encontra alguns passos básicos para acessar as configurações do roteador e personalizar o nome da sua rede.

Mudando o nome da rede

Acessando o roteador

Para que você consiga nomear uma rede sem fio, é preciso acessar as configurações do roteador. Normalmente, o acesso às opções é feito por meio de um endereço IP, que deve ser digitado na barra de endereço do navegador. O manual do aparelho sempre traz informações como o IP, usuário e senha.
Se você não tem o manual e não sabe as informações corretas para acessar as opções do roteador, pode buscar tais dados na internet. Basta digitar a marca e o modelo em um site de busca para conseguir os dados necessários.
O endereço IP pode ser encontrado nas configurações de rede do próprio computador. Pressione os botões Tecla do Windows + R e digite “cmd” na janela que aparecer. Isso fará com que o prompt de comandos do Windows seja exibido. Agora, digite “ipconfig” e pressione Enter.
Diversas informações a respeito da rede serão exibidas. Procure pelo item “Adaptador de Rede sem Fio Conexão de Rede sem Fio” e anote o endereço IP mostrado em “Gateway Padrão”. Pronto, agora é só abrir o navegador e digitar a informação adquirida anteriormente.
A maioria dos roteadores utiliza “admin” para nome de usuário e senha padrão. Caso não consiga acessar as configurações com tais informações, experimente usar “user” no lugar de “admin” ou deixar o campo da senha em branco.

Hora de personalizar

Depois de acessar as configurações do roteador, é hora de personalizar o nome da rede. Grande parte dos aparelhos oferece a opção para modificar a identificação da rede logo na primeira tela, a fim de facilitar um pouco a vida dos usuários. Porém, nem sempre é assim.
Em alguns modelos, o campo para personalizar o título do ponto de acesso pode ser encontrado nas opções de wireless, normalmente identificados como “WLAN”, “WAN” ou “WIRELESS”.
Agora, é localizar o campo responsável pelo nome da rede e alterar o seu conteúdo. Tal informação geralmente é identificada como “Wireless Network Name”, “SSID”, “Network Name” ou “Gateway Name”. Vale lembrar que é preciso ter cuidado para não alterar configurações importantes da rede, evitando assim possíveis problemas na sua conexão.