"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ImgBurn 2.5 é uma ferramenta leve e eficiente para gravação de discos 

Baixe ImgBurn

O ImgBurn é um aplicativo leve que serve gravar CDs, DVDs, HD-DVDs e também discos Blu-ray. São vários os modos de operação que ele possui, sendo assim uma ferramenta multiuso que atende a diversas necessidades de uma só vez.
Esse aplicativo totalmente gratuito suporta os seguintes formatos de imagem digital de disco: BIN, CUE, DI, DVD, GI, IMG, ISO, MDS, NRG e PDI. Significa que se você baixar a imagem do Ubuntu, sistema operacional de código aberto distribuído sem custo nenhum na internet, poderá usar o ImgBurn para gravá-la em um DVD.
Tela inicial do ImgBurn.
Logo que o aplicativo é carregado aparecem seis opções distintas de funcionamento. Elas são detalhadas mais abaixo.

Write image file to disc

Talvez o recurso mais usado do ImgBurn, permite gravar em uma mídia virgem (normalmente DVD) uma imagem armazenada no computador. Pode ser um sistema operacional, um aplicativo novo ou mesmo um filme disponibilizado somente para ser “queimado” antes de ser reproduzido.
Uma vez que o disco virgem esteja no drive de DVD, basta escolher o arquivo de imagem que será gravado e mandar iniciar o processo de gravação.

Write files/folders to disc

Similar ao recurso anterior, essa ferramenta também serve para “queimar” DVDs. A diferença é que nela o usuário deverá escolher quais pastas e arquivos serão gravados no disco, em vez de selecionar apenas um arquivo de imagem digital (ISO, MDS, entre outros). Dessa forma, há uma maior flexibilidade para criar um DVD exatamente com os arquivos desejados.

Create image file from disc

Se você quer fazer o backup de um disco que está no drive de DVD, essa é a melhor opção. ImgBurn extrai todo o conteúdo do DVD e salva no computador, só que em uma imagem de disco (ISO etc). O bom disso é que absolutamente tudo o que estiver no DVD será replicado na imagem, sem que nada fique faltando.

Create image file from files/folders

Por outro lado, tem quem queira criar uma imagem a partir de arquivos e pastas que já existem no computador. Nesse caso, em vez de gravar um disco com os arquivos e pastas selecionados, o ImgBurn transforma tudo em uma imagem, que poderá ser gravada mais tarde sem que dados sejam perdidos.

Verify disc

A verificação de disco testa se o CD, DVD, HD-DVD ou Blu-ray está 100% funcional. Caso haja algum problema com a mídia, o ImgBurn sequer tenta fazer uma gravação ou extração de dados.

Discovery

Esse é um recurso que serve para diagnosticar o drive de DVD do computador. Ele faz várias checagens, a fim de descobrir possíveis problemas que impeçam o hardware de funcionar como deveria. Se os seus discos não estão sendo gravados corretamente, é altamente recomendável rodar o Discovery para saber se o drive ainda funciona corretamente.
Extração de conteúdo de DVD para imagem.
Embora a interface do ImgBurn não seja das mais bonitas, o aplicativo é leve e corresponde a todas as expectativas. Além disso, funciona em qualquer Windows, desde o jurássico Windows 95 até o recém-saído do forno Windows 7. Adicionalmente, ele também trabalha com arquivos de vídeo e áudio na criação de DVDs para serem tocados no DVD player ou CDs para serem reproduzidos no leitor de CD do carro.

0 comentários:

Postar um comentário