"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

quinta-feira, 10 de março de 2011


Apesar de serem plataformas distintas, é possível rodar jogos ou programas da Microsoft em seu Linux, mesmo sem ter o Windows instalado em sua máquina. Para isso, basta instalar o Wine, um aplicativo que fará todo o trabalho necessário para executar seus softwares prediletos em outros sistemas operacionais.

Wine permite que você instale programas do Windows no Linux (Foto: Reprodução)Wine permite que você instale programas do
Windows no Linux (Foto: Reprodução)
Antes de tudo, é necessário entender que o Wine não é um emulador de Windows. O próprio programa se propagandeia que “Wine is not an emulator” (Wine não é um emulador, em tradução livre). Na verdade, ele atua como uma camada de compatibilidade, executando os softwares de maneira muito similar à plataforma da Microsoft. E por não ser um emulador, inclusive, não é necessário abrir o Wine antes de executar qualquer aplicativo.
Por estar em outra plataforma, é importante entender que o Wine não é perfeito e não possui 100% de compatibilidade com os softwares da Microsoft. Além disso, podem haver algumas ligeiras quedas de rendimento com alguns arquivos mais pesados, como jogos, por exemplo. Entretanto, este é um dos mais eficientes aplicativos para se executar programas de outra plataforma no Linux, sendo o mais indicado por usuários mais experientes. Confira o tutorial que o TechTudo preparou para você e saiba como usá-lo:

Passo 1. Copie o Wine para o seu sistema através do link de download do Baixatudo;
Passo 2. Com o Wine já em seu Linux, descompacte-o utilizando o comando:
# tar xvfz Wine-20020122.tar.gz (ajuste o nome do arquivo para as versões mais recentes, se for o caso);
Passo 3. Instale o software utilizando os seguintes comandos:
# ./configure
# make depend && make
# make install
Pronto! O Wine já está instalado em seu computador. Entretanto, para instalar ou rodar os programas da Microsoft em seu Linux será preciso sempre digitar o seguinte comando antes de executá-los:
Wine "nome do programa que você quer rodar".
Como explicamos anteriormente, não é preciso abrir o Wine antes de executar os softwares.

0 comentários:

Postar um comentário