"O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser."

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Neste ponto já sabemos se o computador tem ou não uma controladora de vídeo independente ou é do tipo “tudo na placa” e aprendemos a identificar os diferentes padrões de conectores de vídeo. Examinemos, então, a parte traseira do gabinete e vejamos como é o “espelho” (ou seja, a face metálica externa, como a mostrada na Figura 1) da controladora de vídeo à qual está ligado o cabo do monitor.
Placa VGA simples
Figura 1: Placa VGA simples

Se ele tem o aspecto mostrado na Figura 1, provavelmente trata-se de uma placa antiga ou de baixa qualidade e você terá problemas para conectar o segundo monitor. Embora este tipo de controladora disponha de dois conectores, um DB-15 e um S-Vídeo, este último, como vimos na coluna anterior, “Identificando os conectores de vídeo”, [INCLUIR UM LINK AQUI] não foi concebido para monitores (e se você não consegue identificar qual é o DB-15 e qual o S-Vídeo, recorra à Figura 2 da coluna acima citada). O DB-15 já está ocupado pelo monitor atual. Logo, para conectar mais um, ou será preciso adquirir uma segunda controladora de vídeo ou, com alguma sorte, ter uma placa-mãe com “tudo na placa” cujo conector de vídeo não esteja sendo usado. E já que estamos inspecionando a traseira da máquina, podemos ver se este é o caso, ou seja, verificar se entre os conectores da placa-mãe (veja Figura 1 da coluna acima citada) existe um conector de vídeo livre (que, se houver, muito provavelmente será do tipo DB-15 ou, mais raramente, DVI). Se existir, tomemos nota. Voltaremos ao assunto adiante.

Mas se a máquina é relativamente nova e dispõe de uma placa de vídeo de qualidade razoável, o mais provável é que seu espelho tenha o aspecto do mostrado na Figura 2.
Placa de vídeo moderna
Figura 2: Placa de vídeo moderna
Trata-se de uma controladora de vídeo com dois conectores, um DB-15 e outro DVI (algumas placas modernas, de qualidade superior, podem exibir dois conectores, ambos DVI, e também servirão para alcançar nosso objetivo). Este é exatamente o tipo da placa que resolve nosso problema: basta conectar um monitor a cada conector e tudo o que restará será configurar o sistema, ações que serão descritas adiante. O único possível obstáculo será uma eventual inconsistência entre os tipos de conectores, mas isto se resolve comprando um ou dois adaptadores, peças fáceis de encontrar, mais fáceis ainda de instalar e de custo muito baixo, sobre as quais falaremos logo. Mas o importante é que, se a controladora tem dois conectores, estamos a um passo de desfrutar dos dois monitores.
Já se a controladora não for dos tipos mostrados nas figuras 1 ou 2, provavelmente terá dois ou mais conectores como os do espelho mostrado na Figura 3.
Placa de vídeo de alto desempenho
Figura 3: Placa de vídeo de alto desempenho
Este espelho mostra, da esquerda para a direita, um conector DVI, um HDMI e dois mini DP. Em geral você poderá combinar quaisquer dois deles, ligando um monitor a cada um (em casos de placas realmente boas, pode-se ligar sem problemas três monitores em três diferentes conectores e estender a Área de Trabalho a todos eles).
Resumindo:
- se sua placa-mãe é do tipo “tudo na placa” e você a está usando para controlar o vídeo, precisará comprar uma placa controladora de vídeo para poder usar dois monitores;
- se sua placa mãe não tem controladora de vídeo (ou seja, não é do tipo “tudo na placa”) e sua controladora de vídeo dispõe apenas de um conector de vídeo, você também precisará comprar uma segunda controladora (o mesmo ocorre caso a placa tenha dois conectores, mas um deles seja tipo S-Vídeo). Adiante veremos como proceder nestes casos; porém:
- se sua placa de vídeo dispuser de pelo menos dois conectores, seja qual for o tipo (desde que não S-Vídeo), você estará praticamente pronto para instalar seu segundo monitor, mesmo que os conectores sejam de tipos diferentes. Basta ligar o segundo monitor ao conector livre.
É claro que, para isto, você precisará de um cabo de vídeo. E preferencialmente um cabo que combine com o conector situado na parte traseira do monitor. Que, se você ainda não sabe de que tipo é, está na hora de descobrir. Dê uma olhada na parte traseira do monitor e verifique. Lá você encontrará pelo menos um conector e será de um dos tipos que já vimos. E nos monitores mais novos e de muito boa qualidade, poderá encontrar vários, cada um de um tipo. Seja como for, anote o tipo do(s) conector(es) que encontrou no monitor para que possamos escolher o cabo que irá liga-lo à controladora de vídeo do computador.
Cada tipo de conector recebe um tipo de cabo. Os mais comuns são os mostrados na Figura 4.
Cabos de vídeo
Figura 4: Cabos de vídeo
Á esquerda aparece o cabo mais comum, o do padrão VGA, com seus conectores DB-25. No centro, um cabo raro até recentemente mas que está se tornando cada vez mais comum, o cabo com conectores DVI. E à direita o cabo com conectores HDMI, que vem se popularizando com a disseminação das televisões tipo LED ou LCD de alta definição. Além deles há ainda o cabo com conectores DP, tanto normal quanto mini, mas estes ainda são raros (tão raros que não encontrei um sequer para incluir na foto da figura). Como os cabos de vídeo costumam ser fornecidos com os monitores, se você já tem dois monitores, é quase certo que também já tenha os cabos. E a maior probabilidade é que seus conectores sejam tipo VGA ou DVI.
Pronto, agora já sabemos se há um conector disponível no computador para receber o segundo monitor, qual o seu tipo, e qual o tipo do(s) conector(es) existente(s) na traseira do monitor.
É só liga-los com o cabo adequado.
O problema é que nem sempre os conectores dos cabos “combinam” com os do computador e do monitor.
Expliquemos melhor. Imagine que você descobriu, na traseira de seu micro, uma placa de vídeo com um conector DB-15 (ou VGA, o que dá no mesmo) e outro DVI.
Imagine, também, que seus dois monitores dispõem apenas de conectores VGA.
O problema de um deles está resolvido: basta usar um cabo com conectores VGA e ligá-lo diretamente aos conectores correspondentes no monitor e na placa.
Sobrou livre, para ligar o outro monitor, o conector DVI da controladora de vídeo. Mas o único conector do monitor é VGA. Se você usar um cabo com conectores DVI, poderá ligá-lo à controladora, mas não ao monitor. E se usar um cabo com conectores VGA poderá conectá-lo ao monitor, mas não à controladora. E agora?
Bem, ocorre que, independente do padrão de vídeo e do tipo de conector, os sinais elétricos transportados pelos condutores situados no interior dos cabos são essencialmente os mesmos. Portanto, para fazer a conexão, basta pôr em contato os pinos correspondentes aos mesmos sinais da controladora e do monitor. Mas como fazê-lo se os conectores são diferentes?
Bem, é aí que entram em cena os “adaptadores” ou “conversores”.
O que, juntamente com a configuração do sistema, será nosso assunto da próxima semana, quando encerraremos esta nossa conversa sobre monitores.

0 comentários:

Postar um comentário